quarta-feira, 31 de julho de 2013

A força de José

Hebreu é exemplo da força que um homem de Deus possui

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução
andre.batista@arcauniversal.com
A Bíblia é composta de inúmeros exemplos de força. Desde o livro de Gênesis, Ela nos traz os comportamentos humanos, as promessas e os desgostos de Deus. É na Bíblia que está narrada a trajetória do homem desde sua criação até a evangelização do Deus-Filho. É por meio dEla que vemos Deus cumprir Suas promessas e renovar a esperança da humanidade. Desses exemplos, um em especial, reúne grandes provações pelas quais o homem deve passar.
José, o filho de Jacó, nasceu abençoado por Deus. Foi o primeiro filho que Jacó pôde dar à sua amada Raquel, após tanto sofrimento que a moça passou por não poder oferecer um filho ao esposo.
Ainda criança, José encarou o desgosto do pai e dos irmãos. Quando Deus o enviou sonhos nos quais profetizava o futuro do menino, nenhum familiar gostou de ouvir falar em José acima dos mais velhos, inclusive de seu pai. E aí teve início seu grande sofrimento.
José foi vendido como escravo pelos próprios irmãos e, enquanto trabalhava forçado em terra estrangeira, foi preso por não aceitar o assédio de sua patroa.
Por quanto tempo um homem pode manter sua fé? Por quanto tempo você suportaria tamanha perseguição por causa de sua fé?
Após todos esses sofrimentos, o rapaz ainda se manteve firme na crença que apenas ele, em todo o Egito, seguia. Mesmo sendo perseguido por curvar os joelhos apenas para o Deus de seu pai, nunca teve a fé abalada.
A vitória na vida do hebreu é o exemplo da força que devemos ter. Embora os problemas surgissem em sequência interminável, cada um deles fortalecia a alma de José.
O episódio desta noite de “José do Egito” retrata o início de um dos períodos mais árduos na vida do hebreu. Após conquistar a confiança do Faraó e ser nomeado governador do Egito, José se vê em frente a uma terrível seca que traz fome e ira aos egípcios. Para saber como José acalmará o ânimo do povo egípcio, assista à série às 21h45.

Nenhum comentário: