Meninos e meninas não estão preparados para o matrimônio
"Sou adolescente, devo me casar só porque engravidei?"- Amiga.
Resposta:
Amiga, quando a jovem se depara com uma gravidez indesejada, ela está de fato diante de uma questão difícil.
Muitos pais veem aí a necessidade de que a melhor solução seria o imediato casamento. Com certeza, casar porque está grávida é um equívoco muito grande. Colocar no meio da relação outra história precipita um fato que, dificilmente, os envolvidos (adolescentes) saberão lidar com competência e equilíbrio.
Psicólogos desaconselham este tipo de compromisso na adolescência, pois os jovens ainda não têm maturidade para lidar com o casamento.
O que acontece, normalmente, é que o casamento, em geral, surge de uma necessidade, principalmente dos pais, perante uma sociedade que metodiza a sequência do relacionamento, isto é, casar antes para depois ter filhos. Mas, se o filho surgiu antes, cria-se a falsa fórmula de que o casamento, embora precipitado, poderia parecer menos mal, o que seguramente não é verdadeiro.
Meninos e meninas estão preparados biologicamente para serem pais e mães, entretanto, não estão ainda preparados psicologicamente e nem socialmente para arcar com a responsabilidade de uma nova família.
(*) Pergunta respondida por Ilka Almeida, coordenadora do projeto T-amar do Campo dos Goytacazes/ RJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário