domingo, 21 de julho de 2013

O segredo da fé

O combate que o verdadeiro cristão trava para sua Salvação é a luta ininterrupta contra as dúvidas

Trecho do livro "Mistérios da Fé", do bispo Edir Macedo / Foto: Thinkstock 
redacao@arcauniversal.com






Muitas pessoas têm duvidado da capacidade da sua própria fé, achando-a pequena demais diante da grandeza de suas dificuldades. Mas o que importa não é a dimensão da fé, e sim a sua qualidade no que se refere à pureza. A pessoa pode ter uma grande fé, mas, se tiver uma mínima dúvida, esta, com certeza, neutralizará aquela. Tendo um mínimo de fé e sem nenhuma dúvida, esta pessoa pode contar com esta fé para o que der e vier!

O combate que o verdadeiro cristão trava para sua Salvação é a luta ininterrupta contra as dúvidas, o medo, as preocupações e ansiedades que vêm com ímpeto contra sua fé. Para isso ele precisa viver em vigilância e oração constantes, a fim de resistir a tudo o que tentar neutralizar sua confiança em Deus.

Sabendo que o diabo trabalha principalmente com a palavra de dúvida, é de suma importância que a eliminemos, qualquer que seja, por menor que seja, através do exercício de confissão daquilo em que cremos, isto é, a Palavra de Deus. Se um pensamento de tragédia, por exemplo, tentando nos amedrontar, é soprado em nossa mente, então, imediatamente resistimos, confessando a Palavra de Deus, que nos garante a segurança.

A Bíblia diz que Deus dá ordem aos anjos a nosso respeito para que eles nos guardem em todos os caminhos (Salmos 91). Uma boa maneira de combater as dúvidas é duvidar das nossas dúvidas. Fé é certeza, convicção, e é isso que leva o cristão à vitória.

A loucura da fé

De fato, a fé sobrenatural é loucura para os que se perdem, conforme ensina o Espírito Santo pelas palavras de Paulo, quando diz:

"Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus." 1 Coríntios 1.18

"Porventura não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?" 1 Coríntios 1.20

"...aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação." 1 Coríntios 1.21

"Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios."1 Coríntios 1.23


Finalmente, o Espírito Santo afirma:

"Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus." 1 Coríntios 1.27-29

Quando uma pessoa acredita piamente que Deus vai fazer aquilo que ela crê no coração, então assim será com ela, porque essa crença vem do Espírito de Deus. Isso não se explica: vive-se. A fé sobrenatural é a chave divina para abrir qualquer porta; ela é o poder de Deus naqueles que a possuem para destronar principados, potestades e destruir toda e qualquer obra do diabo. Por isso o Senhor Jesus disse:

"Tudo é possível ao que crê." Marcos 9.23

Uma observação muito importante sobre o verbo crer, no original grego, é que ele não tem uma tradução adequada para outras línguas. Em português, por exemplo, o verbo crer é muito semelhante ao verbo acreditar. Porém, o sentido na versão original do texto sagrado é: ter confiança, aceitar como verdadeiro, e lançar-se com todas as forças, de todo o coração e de todo o entendimento. Isso significa mergulhar totalmente na promessa de Deus.

A fé sobrenatural não é uma emoção, mas uma visão do invisível; a certeza absoluta de que o sonho tornar-se-á realidade! E isso vem de Deus. Quem estiver possuído disso dentro de si deve investir totalmente, porque Deus é com ele!


Nenhum comentário: